Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Castanha é incorporada como item alimentar

Data da notícia: 2024-02-29 17:33:12
Foto: Assessoria/Divulgação
O Programa Sesc Mesa Brasil, receberá mensalmente dois mil quilos de castanha beneficiada

A partir de março deste ano, 19 toneladas de Castanha garantirão o reforço nutricional de instituições cadastradas do município de Ji-Paraná. A iniciativa segue até setembro de 2024 e é uma parceria entre a Cooperativa de Produção do Povo Indígena Zoro (Cooperapiz) e o Programa Sesc Mesa Brasil de Ji-Paraná, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ingrid Lorrayne Alves de Souza, é nutricionista do Programa Sesc Mesa Brasil de Ji-Paraná e explica que este é um Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Serviço Social do Comércio (Sesc), que já tem 16 anos de atuação no município de Ji-Paraná e 20 anos na capital de Rondônia.

O Sesc faz parte da rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), que tem como missão o fortalecimento e integração dos bancos de alimentos para promoção do Direito Humano à Alimentação.

Já a parceria da instituição com a Conab/PAA se estende por mais de 12 anos, pela modalidade de compra com Doação Simultânea (CDS), como unidades recebedoras de atendimento gratuito do Sesc, beneficiando mais de seis mil pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade social, sem custo algum ao público beneficiado.

Neste contexto que a Cooperapiz, por intermédio do apoio do PAA, tornou-se fornecedora de castanha da Amazônia para o Programa Sesc Mesa Brasil, com proposta de entrega mensal de dois mil quilos de castanha beneficiada, onde o Programa Sesc Mesa Brasil é uma unidade recebedora de alimentos para realizar a doação para as instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa, que faz o repasse para as famílias


Cursos e oficinas

A proposta é a entrega da castanha beneficiada, sendo que o Programa Sesc Mesa Brasil fornece orientações de consumo com oficinas, cursos, palestras, além de temáticas voltadas para o empreendedorismo e geração de renda, aproveitamento integral dos alimentos, sustentabilidade, entre outros, orientando as instituições como consumir, armazenar e distribuir para o público atendido
Além da Cooperapiz, o Programa Sesc Mesa Brasil de Ji-Paraná possui mais sete cooperativas fornecedoras de alimentos, garantindo a diversificação nos produtos recebidos.

De acordo com Ingrid Lorrayne, para a distribuição é realizada uma análise da instituição, qual o público e quantitativo que atende, pois há três modalidades de instituições: sociais, mediadoras e sociais/mediadoras, com mais ênfase nas instituições mediadoras, pois as mesmas tem como seu foco principal doação para as famílias, quando há volumes maiores de doação e as três modalidades são contempladas.


Fome e Má Nutrição

Em relação ao impacto gerado desta parceria, Ingrid Lorrayne reforça dados de que o Brasil é um dos países mais populosos do mundo, que enfrenta desafios persistentes em relação à fome e à má nutrição. Um dos problemas é a falta de acesso a alimentos adequados e nutritivos.

Embora seja um dos maiores produtores mundiais de alimentos, ainda há disparidades significativas no acesso a esses alimentos.

Como exemplo temos a Creche Grilo Falante de Ji-Paraná, que é uma instituição sem fins lucrativos, cadastrada no programa Sesc Mesa Brasil e recebedora de alimentos. Nilda Guedez, assistente social da creche frisa a importância da ação.

“Para nós da Creche Grilo Falante, a parceria com o Sesc Mesa Brasil é grandiosa, com os alimentos que recebemos do PAA, doamos às famílias e tem enriquecido a alimentação”, explica.

Fonte: Contilnet




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.